Vacina
Crianças
Crianças são consideradas do 0 aos 10 anos.
A vacina BCG (que significa Bacilo de Calmette e Guérin), garante proteção contra as formas graves da doença, como a meningite tuberculosa e a tuberculose miliar (espalhada pelo corpo).
Indicação:
A vacina contra Tuberculose deve ser aplicada, em dose única, o mais precoce possível de preferência ainda no berçário, até antes de a criança completar 5 anos de idade. Também é indicado que pessoas, independentemente da idade, mas que convivam com portadores de hanseníase se vacinem.
Contraindicado para pessoas imunodeprimidas e recém-nascidos de mães que usaram medicamentos que possam causar imunodepressão do feto durante a gestação e prematuros, até que atinjam 2 kg de peso.
As vacinas Penta acelular (DTPa/VIP/Hib) e a Hexa acelular (DTPa/VIP/Hib/HB) são indicadas para imunização ativa de crianças a partir de dois meses de idade até menores de sete anos e protege contra a difteria, tétano, coqueluche, poliomielite e doenças causadas por Haemophilus influenzae tipo b.
Indicação:
As vacinas são indicadas para crianças a partir de 2 meses de idade e podem ser aplicadas até os 7 anos.
Contraindicada para maiores de 7 anos. Crianças que apresentaram encefalopatia nos sete dias seguintes à aplicação anterior de vacina contendo componente pertussis. E que apresentaram anafilaxia a qualquer componente da vacina.
A vacina combinada hepatite A e B previne contra hepatites causadas pelo vírus das hepatites A e B.
Indicação:
A vacina combinada hepatite A e B é indicada para crianças a partir dos 12 meses, adolescentes e adultos não vacinados para a hepatites A e hepatite B. Idosos em situações de risco aumentado (surtos, contactantes de doentes com hepatite A). É uma opção para pessoas que não foram vacinadas contra as duas hepatites.
Contraindicado para pessoas que tiveram anafilaxia causada por qualquer elemento da vacina ou por dose anterior e para pessoas que desenvolveram púrpura trombocitopênica após dose anterior de vacina com antígenos do vírus da hepatite B.
A vacina da dengue previne contra os quatro tipos do vírus que provocam a doença: DEN1, DEN2, DEN3 e DEN4.
Indicação:
A vacina contra dengue é indicada para crianças, adolescentes e adultos entre 9 anos e até 45 anos de idade, que já foram previamente expostos ao vírus da dengue. A vacina deve ser administrada nos pacientes, em três doses, com intervalos de seis meses cada.
Contraindicado para Gestantes e lactantes, imunodeprimidos e pessoas com alergia aos componentes da fórmula ou à primeira aplicação. Esta vacina não está recomendada para indivíduos que não foram previamente infectados pelo vírus da dengue ou aqueles cuja informação seja desconhecida.
A vacina contra a febre amarela, previne contra a doença transmitida através da picada de mosquito pertencente ao gênero Haemagogus, Sabethes ou Aedes aegypti.
Indicação:
A vacina febre amarela é indicada para as pessoas a partir de 9 meses de idade. Também é indicada para quem vai viajar para áreas endêmicas da doença e também para pessoas que trabalham com turismo rural e trabalhadores que precisam entrar na mata ou floresta destas regiões.
Contraindicado para crianças com menos de 6 meses, pessoas acima dos 60 anos, gestantes, mulheres que estejam amamentando bebês com menos de 6 meses, pessoas portadoras de doenças que enfraqueçam o sistema imune, pessoas que foram submetidas a transplante de órgãos e portadores de doenças auto-imunes.
A vacina contra gripe trivalente protege contra duas cepas de vírus A e uma de vírus B, e a quadrivalente, protege contra duas cepas de vírus A e duas de vírus B.
Indicação:
A vacina contra influenza é indicada para todas as pessoas a partir de 6 meses de vida, principalmente aquelas de maior risco para infecções respiratórias, repetindo a dose anualmente. de 6 meses a 9 anos de idade devem receber duas doses.
Contraindicado para pessoas com alergia grave (anafilaxia), a algum componente da vacina ou a dose anterior.
A vacina hepatite A protege contra a hepatite causada pelo vírus da hepatite A (VHA) que é uma infecção que pode afetar o fígado.
Indicação:
A vacina é indicada para todas as pessoas ao completar 1 ano e uma segunda dose após 6 meses de aplicação da primeira.
Contraindicado para pessoas que tiveram reação anafilática a algum componente da vacina ou a dose anterior.
A vacina contra o Haemophilus influenzae tipo b (Hib) ajuda a proteger contra infecções bacterianas decorrentes do Hib, como a pneumonia e a meningite.
Indicação:
A administração da vacina é recomendada para bebês a partir dos 2 meses de vida, até 5 anos de idade. O esquema vacinal inicial é de três doses com intervalos de dois meses, havendo reforços com 1 ano e 5 meses e um reforço em pré-escolares. A duração da imunidade é por toda a vida.
A vacina Hib também é recomendada para crianças com mais de 5 anos, adolescentes e adultos com condições médicas que aumentam o risco para doenças por Hib: ausência de baço ou disfunção nesse órgão; antes e/ou após transplante de órgão ou medula óssea; após quimioterapia; entre outras.
Contraindicado para pessoas que apresentaram anafilaxia provocada por qualquer componente da vacina ou por dose anterior.
A vacina hepatite B previne contra a infecção por todos os subtipos conhecidos do vírus da hepatite B, em adultos e crianças.
Indicação:
A vacina hepatite B é indicada para todas as pessoas, independente da faixa etária. É indicado que a criança seja vacinada de 12 a 24 horas após o nascimento, para prevenir hepatite crônica.
Contraindicado para pessoas com hipersensibilidade conhecida a qualquer um dos componentes da fórmula ou que tenham apresentado sinais de hipersensibilidade após a administração prévia dessa vacina.
A vacina HPV preveni contra infecções persistentes, lesões pré-malignas ano-genitais (de colo de útero, vulvar, vaginal e anal) e cânceres cervical, vulvar, vaginal e anal (carcinoma de células escamosas e adenocarcinoma) causados por Papilomavírus Humano (HPV) oncogênico.
Ele previne contra eventos que podem evoluir para câncer de colo de útero, incluindo infecções incidentes e persistentes, anormalidades citológicas, como células escamosas atípicas de significância indeterminada (ASC-US), e neoplasia intraepitelial cervical (NIC), NIC1 e lesões pré-cancerosas (NIC2 e NIC3) causadas por papilomavírus humano (HPVs) oncogênicos tipos 16 e/ou 18, infecções incidentes e persistentes causadas por HPVs oncogênicos tipos 31 e/ou 45.
Indicação:
A vacina HPV é indicada a partir de 9 anos para meninas e para os meninos a partir dos 11 anos. Para pessoas que convivem com HIV/Aids, são pacientes oncológicos em quimioterapia e/ou radioterapia, ou são transplantados de órgãos sólidos ou de medula óssea, a indicação é de que seja vacinada entre 9 a 26 anos, independente do sexo.
Contraindicado para gestantes e pessoas que apresentaram anafilaxia após receber uma dose da vacina ou a algum de seus componentes.
HPV NONAVALENTE
– A vacina HPV Nonavalente é indicada para mulheres e homens entre 9 e 45 anos.
– A vacina HPV Nonavalente é um imunizante que protege as pessoas de 9 diferentes tipos do Papilomavírus Humano (HPV),
causador de verrugas genitais (ou condilomas) e lesões precursoras de alguns tipos de cânceres.
– Esse vírus costuma infectar quase todos os homens e mulheres sexualmente ativos, com um ou mais de seus inúmeros tipos.
A vacina meningocócica B, também conhecida como Vacina de Meningite B, protege contra meningites e infecções generalizadas (doenças meningocócicas) causadas pela bactéria meningococo do tipo B.
Indicação:
A vacina meningocócica B é indicada para bebês a partir de 2 meses de idade até adultos com 50 anos.
Contraindicado para pessoas que tiveram anafilaxia após uso de algum componente da vacina ou após dose anterior.
A vacina meningocócica C (conjugada) é usada para prevenir a doença causada por uma bactéria chamada Neisseria meningitidis do grupo C.
Indicação:
A vacina meningocócica C conjugada é indicada para imunização ativa de crianças a partir de 2 meses de idade, adolescentes e adultos para a prevenção da doença.
A utilização dessa vacina deve estar em conformidade com as recomendações oficiais.
Contraindicado para pessoas que tiveram anafilaxia após uso de algum componente da vacina ou a dose anterior.
A vacina Meningocócica conjugada quadrivalente — ACWY previne contra meningites e infecções generalizadas (doenças meningocócicas) causadas pela bactéria meningococo dos tipos A C, W e Y.
Indicação: A vacina Meningocócica ACWY deve ser aplicada no primeiro ano de vida: aos 3 meses, 5 meses e 7 meses, além de reforço aos 12 meses de idade. Após, recomenda-se reforço desta vacina entre os 4 e os 6 anos, com novas administrações a cada 5 anos até os 16 anos de idade.
Contraindicado para pessoas que tiveram anafilaxia após o uso de algum componente da vacina ou após dose anterior.
A vacina penta de células inteiras combinada com Hib e hepatite B (DTPW-HB/HIB), previne contra as doenças: difteria, tétano, coqueluche, meningite por Hib(bactéria Haemophilus influenzae tipo b) e hepatite do tipo B.
Indicação:
A vacina penta de células inteiras – DTPw-HB/Hib é indicada em uma dose para as crianças aos 2, 4 e 6 meses de idada ou em crianças de até 7 anos de idade. Mesmo as crianças que já tiveram tétano, difteria, doença causada pelo Hib e/ou coqueluche, devem ser imunizadas, uma vez que estas doenças não conferem proteção permanente contra novas infecções.
Contraindicado para maiores de 7 anos de idade, crianças que apresentaram reações vacinais consideradas graves após a aplicação da vacina DTPw.
A VPC (vacina pneumocócica conjugada) ajuda a proteger contra a doença pneumocócica, que pode evoluir para pneumonia, otite média, meningite e outras doenças causadas pelas bactérias pneumocócicas.
Indicação:
A vacina conjugada contra o pneumococo é indicada para todos os bebês a partir de 02 meses de idade, no esquema habitual de 03 doses, respeitando-se o intervalo de dois meses entre as mesmas e, com posterior dose de reforço aos 15 meses de idade. Também é indicado para crianças a partir de 6 anos, adolescentes e adultos portadores de certas doenças crônicas e para maiores de 50 anos.
Contraindicado para pessoas que apresentaram anafilaxia após usar algum componente da vacina ou após dose anterior da vacina.
A vacina pneumocócica polissacarídica 23-valente – VPP23 protege contra doenças graves causadas por 23 tipos de bactéria pneumococo, como pneumonias, meningites e outras.
Indicação:
A vacina é indicada para crianças acima de 2 anos, adolescentes e adultos que tenham algum problema de saúde que aumenta o risco para doença pneumocócica (diabetes, doenças cardíacas e respiratórias graves; sem baço ou com o funcionamento comprometido desse órgão; com problemas de imunidade, entre outras condições). E para pessoas a partir de 60 anos deve ser aplicada de rotina.
Contraindicado para crianças, adolescentes e adultos que apresentaram anafilaxia causada por algum componente ou dose anterior da vacina.
A vacina poliomielite, protege a criança de 3 tipos diferentes do vírus que causam esta doença, conhecida popularmente como paralisia infantil, em que pode haver comprometimento do sistema nervoso e levar à paralisia de membros e alterações motoras na criança.
Indicação:
A vacina contra a poliomielite deve ser aplicada no bebê em três doses, aos 02 meses, aos 04 meses e aos 06 meses de idade. Há ainda dois reforços: entre 15 e 18 meses e entre 04 e 06 anos.
Contraindicado para crianças com o sistema imunológico enfraquecido, causado por doenças como AIDS, câncer ou após transplante de órgãos, por exemplo. Gestantes e todos os que convivem com esses grupos; pessoas que sofreram anafilaxia após o uso de componentes da fórmula da vacina (em especial os antibióticos neomicina, polimixina e estreptomicina).
– A nova vacina contra a dengue, Qdenga, é indicada para pessoas entre 4 e 60 anos.
– Você vai precisar tomar 2 doses com intervalo de 3 meses entre elas.
A vacina rotavírus combate infecções gastrointestinais causadas pelo Rotavírus, uma das principais causas de diarreia grave entre as crianças.
Indicações
A Vacina Rotavírus é indicada a bebês de 6 semanas a 8 meses. A primeira dose deve ser obrigatoriamente aplicada até a idade de 3 meses e 15 dias, e a última dose até os 7 meses e 29 dias.
Contraindicado para bebês fora da faixa etária indicada (6 semanas a 7 meses e 29 dias); com deficiências imunológicas por doença ou uso de medicamentos que causam imunodepressão (diminuição em grau variável da resposta imunológica); com alergia grave (urticária disseminada, dificuldade respiratória e choque anafilático) provocada por algum dos elementos da vacina ou por dose antecedente da mesma; e com doença do aparelho gastrintestinal ou história prévia de invaginação intestinal.
A vacina tetra bacteriana acelular do tipo adulto – dTpa-VIP é uma vacina inativada que previne contra difteria, tétano, coqueluche e poliomielite.
Indicações:
Ela é indicada para crianças a partir dos 3 ou 4 anos de idade, adolescentes e adultos, para os reforços de seus esquemas de vacinação. E como substituição as formulações infantis da vacina tríplice bacteriana (DTPa e suas combinações) no reforço de 4 a 5 anos de idade, a vacina dTpa para adolescentes e adultos ou para viajantes com destinos às áreas de risco para poliomielite.
Contraindicado para pessoas que apresentaram anafilaxia após uso de componentes da vacina ou dose anterior.
A vacina tríplice bacteriana acelular do tipo adulto – dTpa protege contra três doenças infecciosas: difteria, tétano e coqueluche.
Indicação:
A vacina é indicada para reforço das vacinas DTPa ou DTPw em crianças a partir de 3 anos de idade, adolescentes e adultos. Gestantes, pessoas que convivem com crianças menores de 2 anos e pessoas com esquema de vacinação básico completo, a cada 10 anos.
Contraindicado para pessoas que apresentaram anafilaxia ou sintomas neurológicos causados por algum componente da vacina ou após a administração de dose anterior.
A vacina tríplice bacteriana acelular infantil (DTPa) é uma forma de prevenção de três doenças infecciosas: difteria, tétano e coqueluche.
Indicação:
A vacina DTPa é indicada para crianças menores de sete anos, mesmo que já tenha tido difteria, tétano ou coqueluche. Crianças de 2, 4 e 6 meses devem tomar a primeira dose, seguida da segunda dose entre 12 ou 18 meses. E para todas as pessoas que convivem com crianças menores de 2 anos, sobretudo com bebês com menos de 1 ano, incluindo familiares, babás, cuidadores e profissionais da saúde.
Contraindicado para pessoas que apresentaram anafilaxia causada por algum componente da vacina, ou após a administração de dose anterior.
A Vacina tríplice bacteriana de células inteiras (DTPw) previne contra difteria, tétano e coqueluche.
Indicação:
A vacina DTPw é indicada para todas as crianças até 7 anos de idade, mesmo as que já tiveram tétano, difteria e coqueluche.
Contraindicada para pessoas com mais de 7 anos de idade e/ou Crianças que apresentaram, após a aplicação de vacina DTPw ou combinada a ela: episódio hipotônico-hiporresponsivo – EHH (palidez, perda de tônus muscular e consciência) nas primeiras 48 horas após a aplicação; convulsões nas primeiras 72 horas; reação anafilática nas primeiras duas horas e encefalopatia aguda nos sete dias após a vacinação.
A vacina tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) – SCR, também conhecida como “triviral” atua na prevenção do sarampo, caxumba e rubéola.
Indicação:
Ela é indicada para crianças, adolescentes e adultos. Idosos podem receber a vacina em situação de risco epidemiológico aumentado para essas doenças. A vacinação do tríplice viral é indicada como rotina a partir dos 6 meses de idade.
Contraindicado para gestantes, pessoas com comprometimento da imunidade por doença ou medicação, história de anafilaxia após aplicação de dose anterior da vacina ou a algum componente.
A Vacina Varicela protege contra a infecção causada pelo vírus Varicella zoster e previne a doença, também chamada de catapora, em casos mais graves.
Indicação:
A vacina varicela é indicada como rotina para crianças desde os 12 meses de vida.
Contraindicado para pessoas que apresentaram anafilaxia originada por qualquer dos componentes da vacina ou após dose anterior e pessoas com deficiência do sistema imunológico.